A jade não é uma pedra que associamos imediatamente com o amor. Porém, na China, onde é conhecida como “yu”, os noivos costumavam presentear suas noivas com borboletas de jade, como símbolo de seus sentimentos! A gema que é a união entre dois minerais (nefrite, uma variação da actinolite e jadeite) costuma ter a coloração esverdeada e se origina na China e na América Central. Por ser mais resistente que o aço já foi usado por vários povos como matéria-prima de utensílios e armas, porém hoje é mesmo conhecida como pedra ornamental.
O jade verde, ou jade imperial, é o colorido pelo cromo, por isso é mais valioso em relação às pedras influenciadas pelo ferro e o manganês, que conferem tons marrons e violetas. Desde o século XVII, acredita-se que a pedra tem propriedades medicinais e ajuda a expelir cálculo dos rins.
Uma jóia com a pedra, além de ser muito elegante, traz significados de nobreza, perfeição, constância e imortalidade, segundo a tradição chinesa, que considera o jade a mais valiosa das gemas. Isso significa que motivos não faltam para ter um colar, brinco, anel ou pulseira de jade, não é?
Ah, só mais um detalhe: a Chanel batizou de Jade, um esmalte verde-água lançado no ano passado que foi um sucesso absurdo de vendas! Veja foto abaixo:

Fonte : (Blog Pedra Mística)