No ano em que a cor turquesa foi eleita a cara de 2010, não é de surpreender que a pedra também esteja em alta. Formada por alumínio e pequenas quantidades de cobre e ferro, a turquesa tem uma tonalidade azul misturada com um pouco de verde e amarelo que traduz perfeitamente um desejo escapista.
Registros mostraram que a gema já era usada pelos egípcios da Península do Sinai e encontrada em depósitos no Irã (até hoje as mais valorizadas) e na Pérsia. A turquesa também é abundante no sudoeste americano, por isso os índios Navaho sempre a utilizaram como adorno. Ela também é conhecida como pedra dos anjos por conferir a proteção desses seres. O nome turquesa se origina do século XV e significa “pedra turca” pois os comerciantes traziam-na para a Europa da Turquia.
Na joalheria, a gema é geralmente usada com coral, em peças que lembram muito o verão e as férias. A turquesa também é muito associada com o estilo étnico, por isso os brincos, colares, pulseiras etc ficam ótimos com looks neo-hippies ou inspirados no folk e no boho. Como ela também é tida como protetora dos viajantes, usá-la, mesmo que em viagens imaginárias, parece perfeito, não?
Para cuidar da sua turquesa, guarde-a sempre sozinha em um saquinho ou estojo, limpe-a com flanelas ou tecidos macios e evite ao máximo o contato com produtos de limpeza, cosméticos e perfumes, para evitar que seu brilho se perca.